Qual o tratamento para síndrome do pânico?

tratamento para síndrome do pânico

O tratamento para a síndrome do pânico pode ser realizado de duas formas, por meio de abordagem terapêutica e administração de antidepressivos. Somente o profissional especializado pode indicar se será feito um único tipo de tratamento ou a combinação dos dois.

A síndrome do pânico, também chamada de transtorno do pânico, é uma doença que acomete a saúde mental provocando crises de ansiedade que se manifestam de forma excessiva, afetando o cotidiano.

Este tipo de problema é cada mais comum e atinge principalmente pacientes do sexo feminino, podendo causar crises de aneidade que duram de 15 a 30 minutos.

Quem sofre de síndrome do pânico tem crises de medo agudo de modo recorrente e inesperado. Além disso, possui preocupação persistente com a possibilidade de novos episódios, dificultando a rotina diária, por medo de perder o controle.

Quais são as causas da síndrome do pânico?

Quais são as causas da síndrome do pânico

As causas da síndrome do pânico são desconhecidas, porém acredita-se que uma série de fatores possam colaborar para o desenvolvimento deste transtorno, como:

• Estresse;
  • Genética;
  • Alterações na forma como o cérebro funciona e reage em algumas situações;
  • Temperamento forte.

Alguns estudos confirmam que a resposta natural do corpo e das situações de perigo estejam diretamente envolvidas nos episódios das crises de pânico.

Quais são os principais sintomas da síndrome do pânico?

sintomas da síndrome do pânico

Os principais sintomas da síndrome do pânico são:

• Aumento ou aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Agitação;
  • Boca seca;
  • Suor excessivo;
  • Tremores;
  • Palidez;
  • Tontura;
  • Sensação de sufocamento ou asfixia;
  • Dificuldade para respirar;
  • Medo de morrer;
  • Formigamento nas mãos e nos pés;
  • Desmaios;
  • Vômitos.

Em caso de frequência de um ou mais destes sintomas, o paciente precisa buscar por auxílio médico.

Como tratar a síndrome do pânico?

Como tratar a síndrome do pânico

Para tratar a síndrome do pânico é necessário reduzir o número de crises, bem como a intensidade de cada uma delas, para uma recuperação mais rápida. Isso pode ser feito por meio da psicoterapia e administração de medicamentos.

Dependendo da gravidade de cada caso, o profissional pode optar por um deles ou até mesmo ambos para que a combinação seja mais eficiente.

Normalmente, a psicoterapia é a primeira opção para tratar a síndrome do pânico e ela pode ser realizada de diversas formas, sendo a terapia cognitivo-comportamental a mais recomendada para este tipo de problema.

Ela auxilia o paciente no entendimento das crises de pânico, e sobre como lidar com eles nos momentos em que ocorrem.

Já o tratamento feito à base de medicamentos inclui a administração de antidepressivos que também devem ser prescritos pelo médico.

Desta forma, os sintomas tendem a reduzir progressivamente em algumas semanas de tratamento, melhorando assim, a qualidade de vida do paciente.

Médico para tratar a síndrome do pânico

O Dr. Maurício Gadbem é o médico para tratar a síndrome do pânico. Psiquiatra e psicanalista, o profissional possui mais de 30 anos de experiência no diagnóstico e tratamento desta e de outras condições que afetam a saúde mental. Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone (35) 3231-1106, WhatsApp (35) 98827-8459, ou clique aqui.