tratamento de depressão

O médico para tratamento de depressão é o psicólogo e o psiquiatra. Ambos profissionais estão aptos para auxiliar nesse tipo de condição. No entanto, o ideal é buscar por um psiquiatra com foco em transtornos mentais que fará o diagnóstico completo do problema, bem como indicar o tratamento ideal para cada quadro.

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que provoca alterações no humor, como tristeza profunda, sentimento de dor, desesperança, amargura, baixa autoestima, bem como distúrbios do sono e apetite.

É fundamental saber a diferença entre a tristeza patológica daquela causada por acontecimentos desagradáveis que são comuns na vida de todas as pessoas.

Diante das adversidades, as pessoas que não possuem depressão, ficam tristes, mas encontram formas de amenizar esse sentimento. No caso da doença, a tristeza parece não ter fim. O paciente vive deprimido e desinteressado pelas atividades que antes davam prazer.

Quais são as causas da depressão?

Quais são as causas da depressão

As causas da depressão podem estar associadas a diversos fatores genéticos. No entanto, nem todas as pessoas com predisposição genética reagem do mesmo modo diante dos gatilhos para as crises.

Acontecimentos como traumas na infância, altos níveis de estresse, doenças sistêmicas, consumo de drogas lícitas e alguns tipos de medicamentos podem provocar a depressão.

As mulheres parecem ser mais vulneráveis ao problema, devido à oscilação hormonal a que estão expostas especialmente no período fértil.

Quais são os sintomas da depressão?

Quais são os sintomas da depressão

Os sintomas da depressão podem ser muito maiores que o estado deprimido e a perda de interesse pela maioria das atividades. Dentre os principais estão:

• Alteração de peso sem causa aparente;
  • Distúrbio de sono, como insônia ou sonolência de forma excessiva;
  • Fadiga ou perda de energia constante;
  • Culpa excessiva;
  • Problemas psicomotores;
  • Dificuldade de concentração;
  • Baixa autoestima;
  • Alteração da libido.

No início, os sinais da depressão podem não ser reconhecidos. Entretanto, é fundamental estar atento em casos de ideias suicidas ou de autodestruição.

Qual é o tratamento para a depressão?

tratamento para a depressão

O tratamento para a depressão exige acompanhamento médico sistemático. Em quadros leves, o paciente tende a responder bem às terapias, já nos mais graves, pode ser necessário a administração de medicamentos antidepressivos.

Existem diversos grupos de medicamentos que não causam dependência, e a maioria deles pode levar tempo para produzir efeito e contar com alguns efeitos colaterais.

Em alguns casos de depressão pode ser recomendado medicamentos como ansiolíticos e antipsicóticos para resultados mais satisfatórios. No entanto, somente o psiquiatra pode recomendá-los.

Que médico procurar para tratar a depressão?

médico para tratar a depressão

O médico para tratar a depressão é o psicólogo ou psiquiatra. Ambos possuem aptidão para lidar com esse tipo de condição.

No entanto, o ideal é buscar por um psiquiatra com foco em transtornos mentais, para que ele avalie o problema como um todo, analisando a sua severidade e recomendando o tratamento adequado para cada caso.

Psiquiatra para tratar a depressão

O Dr. Maurício Gadbem é o psiquiatra para tratar a depressão. O profissional possui mais de 30 anos de experiência no diagnóstico e tratamento desta e de outras condições que afetam a saúde mental. Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone (35) 3231-1106, WhatsApp (35) 98827-8459, ou clique aqui.

Médico para alcoólatra
O médico para alcoólatra é o psiquiatra, psicólogo e os grupos de apoio que tendem a facilitar o tratamento de quem sofre com essa condição.