Como tratar TOC?

Como tratar TOC

O TOC pode ser tratado por meio de administração de medicamentos e terapia. No caso da medicação ela auxiliará no controle dos sintomas, enquanto as sessões de psicoterapia ajudarão o paciente a nomear, identificar e controlar os seus conflitos sem a necessidade de desenvolver obsessões.

O TOC, transtorno obsessivo compulsivo, consiste em um distúrbio crônico que é caracterizado pela manifestação persistente de compulsões e/ou obsessões.

De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, o TOC é um transtorno mental grave que atinge mais de 4 milhões de brasileiros.

As pessoas com essa condição costumam conviver com pensamentos obsessivos, imagens recorrentes, comportamentos repetitivos e impulsividade.

Como é feito o diagnóstico do TOC?

Como é feito o diagnóstico do TOC

O diagnóstico do TOC é feito por meio da identificação dos sintomas típicos deste transtorno, como as mudanças comportamentais, compulsões e repetições. Além disso, o TOC também pode se manifestar pelas preocupações excessivas e desconfortos.

O TOC também é diagnóstico pelos seguintes métodos:

• Análise da queixa: o psiquiatra ouve a queixa do paciente e faz os questionamentos sobre os comportamentos e sentimentos dele e dos familiares, para ter uma base da situação sob outras perspectivas;
  • Testes laboratoriais: os exames indicados pelo médico são úteis para a exclusão de outras possíveis causas do problema e complicações de saúde que eventualmente podem comprometer o bem-estar do paciente. Além disso, por meio deles é possível ter uma avaliação geral para iniciar possíveis tratamentos de forma mais segura;
  • Testes diagnósticos: são realizados no próprio consultório médico e normalmente são necessários para uma análise ainda mais objetiva do transtorno e sua evolução.

Como é feito o tratamento para o TOC?

tratamento para o TOC

O tratamento para o TOC é feito por meio de medicação e psicoterapia. No caso da medicação, normalmente o psiquiatra recomenda antipsicóticos ou antidepressivos, que podem contribuir para o controle do problema.

Já na terapia, o paciente consegue identificar, nomear e controlar os seus próprios conflitos e sintomas sem a necessidade de obsessões.

Embora muitas pessoas acreditem que o TOC é um distúrbio inofensivo, ele pode interferir negativamente em muitas áreas da vida, como nos relacionamentos interpessoais, vida acadêmica, profissional, entre outros.

É fundamental destacar que nem todos os comportamentos repetitivos estão associados ao TOC, eles podem ser simplesmente hábitos e manias e, por essa razão, é importante procurar por um psiquiatra para uma avaliação mais precisa.

Psiquiatra para tratar TOC

O Dr. Maurício Gadbem é o psiquiatra para tratar TOC. O profissional possui mais de 30 anos de experiência no diagnóstico e tratamento desta e de outras condições que afetam a saúde mental. Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone (35) 3231-1106, WhatsApp (35) 98827-8459, ou clique aqui.