Como tratar síndrome do pânico?

A síndrome do pânico pode ser tratada de maneira a auxiliar o paciente a lidar com as questões que provocam as crises. O médico psiquiatra é responsável pela abordagem terapêutica que ajudará na diminuição desses ataques.

A síndrome do pânico é uma condição associada à ansiedade intensa na qual crises inesperadas ocorrem.

Esse tipo de crise vem acompanhada do medo incontrolável de que algo ruim aconteça, ainda que não existam motivos para isso. Além disso, quem sofre de síndrome do pânico passa a maior parte do tempo com receio em perder o controle ou ter um ataque do coração.

Esse tipo de transtorno afeta a qualidade de vida tanto na parte emocional quanto social, pois as crises dificultam o dia-a-dia, impedindo de se ter uma rotina comum.

Quais são as causas da síndrome do pânico?

Embora diversos fatores podem colaborar para o desencadeamento deste transtorno, as causas da síndrome do pânico são:

• Altos níveis de estresse;
  • Mudanças no funcionamento do cérebro durante algumas situações;
  • Genética;
  • Temperamento forte e vulnerável ao estresse.

Ainda que não se saiba a causa exata das crises de pânico, os fatores destacados acima colaboram para o desenvolvimento delas.

Quais são os sintomas da síndrome do pânico?

Os sintomas da síndrome do pânico, geralmente, são:

• Dores de cabeça e abdominais;
  • Calafrios;
  • Dificuldades para respirar, falta de ar e sufocamento;
  • Sensação de dormência e formigamento;
  • Desmaios;
  • Dificuldade para engolir;
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Palpitações, ritmo cardíaco acelerado.

Os ataques de pânico normalmente ocorrem de maneira repentina, em qualquer período do dia, independente da situação, como enquanto a pessoa trabalha, dirige, faz compras, e até mesmo quando está dormindo.

O pico das crises geralmente duram cerca de 10 a 20 minutos, porém pode variar dependendo da pessoa e da intensidade do ataque. Os sintomas podem continuar por minutos ou horas, e pode ser facilmente confundido com um ataque cardíaco.

Qual o tratamento para síndrome do pânico?

O tratamento para síndrome do pânico tem como principal objetivo reduzir o número de crises, bem como a intensidade de cada uma delas.

As duas principais formas de tratamento para esse transtorno é a psicoterapia e a administração de medicamentos, no entanto, devem ser recomendadas pelo médico profissional.

Dependendo da gravidade, histórico e preferência de cada paciente, o médico pode optar por um deles ou até mesmo pelos dois, pois a combinação tem se mostrado eficiente.

A psicoterapia normalmente é a primeira opção para o tratamento da síndrome do pânico. Ela poderá ajudar o paciente a entender as questões que causam esse tipo de condição e aprender a lidar com elas nos momentos em que as crises ocorrem.

Além disso, é uma excelente opção para ter uma vida cotidiana comum sem ter medo dos ataques que possam acontecer.

Médico que trata a síndrome do pânico

O Dr. Maurício Gadbem é o médico que trata a síndrome do pânico com atendimento online. O Dr. Maurício é Psiquiatra e Psicanalista, e pode auxiliar com o diagnóstico e indicação do tratamento mais adequado. Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone (35) 3231-1106, WhatsApp (35) 98827-8459, ou clique aqui.