
Qual o tratamento para TDAH?

O tratamento para TDAH consiste em administração de medicamentos e psicoterapia. O médico psiquiatra é o especialista mais indicado para as questões que envolvem essa condição.
O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é uma condição neurobiológica crônica de causas genéticas. Ela se manifesta na infância e acompanha a pessoa durante toda a vida.
Entre os principais sinais estão a desatenção, ansiedade e impulsividade que quando tratados, podem ser reduzidos de maneira considerável até a fase adulta.
O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e normalmente é mais comum entre meninos. A dificuldade em manter o foco durante as atividades e a inquietação caracterizam a síndrome.
Quais são os sintomas do TDAH?

Os sintomas do TDAH são, principalmente, a hiperatividade, desatenção e comportamento impulsivo e pode se manifestar em diversos graus.
Estes sintomas podem trazer reflexos negativos para o convívio social e familiar, bem como para o desempenho escolar.
Quando a desatenção é o fator predominante, os pacientes apresentam maior dificuldade em se concentrar para qualquer tipo de atividade, além de terem problemas com a organização e finalização de uma tarefa.
São pessoas muito distraídas e normalmente esquecem o que tinham que fazer ou onde deixaram os seus pertences.
Nos casos nos quais a hiperatividade prevalece, os portadores do TDAH são inquietos e falam demais. Dificilmente conseguem se manter em silêncio durante as atividades.
Se a impulsividade é a característica que mais se destaca, os sinais são ainda mais marcantes, pois as pessoas com o transtorno agem sem pensar, não conseguem ouvir perguntas até o fim e normalmente se intrometem nas conversas.
Na fase adulta, os sintomas do TDAH costumam ser menos evidentes, porém as outras dificuldades permanecem, provocando prejuízos e reflexos negativos no dia-a-dia.
Como é feito o diagnóstico de TDAH?

O diagnóstico de TDAH é feito sempre de maneira clínica, por meio dos sintomas apresentados.
Normalmente os sinais aparecem antes dos sete anos de idade e podem ser notados em pelo menos dois ambientes onde a criança frequenta, como a casa e a escola, por exemplo.
O problema fica notório nos primeiros anos da escola, mesmo que tenha se manifestado desde o nascimento.
O diagnóstico é realizado pelo especialista com base em avaliações e de acordo com os critérios exigidos pelo DSM.IV.
Como é feito o tratamento para TDAH?

O tratamento para o TDAH pode variar de acordo com a existência ou não de outras comorbidades e doenças associadas.
No geral, consiste em psicoterapia e na prescrição de medicamentos psicoestimulantes e antidepressivos.
Em crianças, podem ser necessários outros tipos de cuidados, em função dos desajustes comportamentais e pedagógicos provocados pelo TDAH.
Os tratamentos possuem efeitos muito benéficos e começam a se manifestar em poucas semanas. Algumas reações aos medicamentos podem ser notas no início, até que o organismo desenvolva a tolerância a essas drogas.
Médico para tratamento do TDAH
O Dr. Maurício Gadbem é médico para tratamento do TDAH. Psiquiatra e psicanalista, o profissional possui mais de 30 anos de experiência no diagnóstico e tratamento desta e de outras condições que afetam a saúde mental. Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone (35) 3231-1106, WhatsApp (35) 98827-8459, ou clique aqui.