
O que é a esquizofrenia e como tratar?

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico que provoca alterações comportamentais, bem como alucinações e delírios. O médico psiquiatra é o responsável pelo tratamento dessa condição por meio de abordagem terapêutica.
A esquizofrenia é caracterizada por um conjunto de transtornos psiquiátricos graves que causam alterações no pensamento, emoções e comportamento do indivíduo.
Normalmente essa condição se manifesta no início da vida adulta e pode acometer homens e mulheres.
As causas da esquizofrenia são os fatores genéticos, ambientais e alterações em neurotransmissores. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, não existindo assim um indício único.
Entretanto, podem ocorrer alucinações, delírio, falas desordenadas e diversas mudanças comportamentais. Por esse motivo, é recomendado que uma avaliação com o psiquiatra seja feita assim que se note alguns desses sintomas.
Quais são os sintomas da esquizofrenia?

Os sintomas da esquizofrenia podem variar de acordo com a forma em que foi manifestada e de pessoa para pessoa. Entre eles, destacam-se:
- Alterações comportamentais: agressividade, surtos psicóticos ou tentativa de homicídio;
- Alucinações: caracterizam por percepções claras de situações que não existem, como ouvir vozes ou ver coisas;
- Anormalidade na forma de movimentar o corpo: movimentos involuntários e descoordenados ou até mesmo a falta de movimentação ou movimentos repetitivos, olhar fixo ou falta de fala;
- Delírios: surgem quando o indivíduo acredita de forma categórica em algo que não é real, como a sensação de estar sendo perseguido, ou que possui superpoderes, por exemplo;
- Dificuldades no aprendizado e falta de memória;
- Pensamentos desorganizados: falta de conexão nas falas da pessoa.
Além desses sintomas destacados, a pessoa pode ter falta de expressão e autocuidado, sem contar no isolamento social.
Normalmente os sintomas podem ser percebidos por familiares ou pessoas mais próximas, que notam que o paciente está muito confuso, desconfiado e até mesmo afastado de todos.
Como é feito o diagnóstico da esquizofrenia?

O diagnóstico da esquizofrenia é feito por meio da avaliação do psiquiatra que irá avaliar o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo paciente, e caso seja necessário, irá solicitar exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética do crânio.
Os exames serão solicitados como medida preventiva, isto é, para afastar a possibilidade de outras doenças que possuem sintomas psiquiátricos, como é o caso do tumor cerebral ou a demência, por exemplo.
Qual o tratamento para esquizofrenia?

O tratamento para esquizofrenia deve ser orientado pelo psiquiatra e pode variar de acordo com cada caso.
A administração de medicamentos como antipsicóticos normalmente é recomendada para a diminuição das alucinações e delírios, além de auxiliar nas alterações de comportamento.
Outros tipos de medicação podem ser usados para o alívio dos sintomas de agitação e ansiedade, além de antidepressivos para o controle da depressão.
Além disso, é necessário realizar terapia ocupacional e psicoterapia como forma de contribuição para a reabilitação e reintegração do paciente na sociedade.
O suporte dos familiares e acompanhamento das equipes de apoio social também é fundamental para um tratamento mais eficaz.
Médico para tratamento da esquizofrenia
O médico para tratamento da esquizofrenia é o Dr. Maurício Gadbem, psiquiatra e psicanalista com mais de 30 anos de experiência. Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone (35) 3231-1106, WhatsApp (35) 98827-8459, ou clique aqui.