
Qual o médico especialista em autismo infantil

O médico especialista em autismo infantil é o psiquiatra ou o neuropediatra. As especialidades são responsáveis pela abordagem terapêutica, visando a melhoria das dificuldades de comunicação e socialização da criança com TEA, e pelo diagnóstico.
Quando falamos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma dúvida muito comum entre a maioria das pessoas é qual especialista procurar.
O diagnóstico do autismo é complexo, isso porque é obtido apenas de maneira clínica, isto é, para certificar-se que uma pessoa tem o transtorno, é necessário avaliar o comportamento e fazer uma ampla análise das informações passadas pelos familiares.
Esse processo é delicado, e por essa razão, é fundamental que um profissional qualificado esteja à frente de tudo. É importante destacar que o médico pode variar de acordo com a idade da pessoa que precisa de um diagnóstico.
O que é o autismo?

O Autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado pelas desordens do desenvolvimento neurológico que se manifestam no nascimento ou no início da infância.
As pessoas diagnosticadas com o espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou dificuldades na interação social, como na linguagem verbal e não verbal e no socioemocional.
Além disso, podem demonstrar padrões repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses únicos e sensibilidade aos estímulos sensoriais.
Apesar de todas as pessoas com autismo possuírem as mesmas dificuldades, cada uma delas é afetada de maneira diferente, ou seja, algumas com mais intensidade, outras com menos.
Ainda que seja nomeado como autismo infantil, essa condição permanece por toda a vida.
Quais são as características do autismo infantil?

A pessoa diagnosticada com o TEA possui um comportamento diferenciado e os primeiros sinais podem surgir em bebês de poucos meses de vida. Normalmente, o autismo infantil apresenta as seguintes características:
Alterações comportamentais, como manias, dificuldade em mudar a rotina, movimentos repetitivos, interesse exagerado em determinadas coisas, sensibilidade sensorial (hiper ou hipo);- Dificuldade na interação social, como o contato visual, a expressão facial, e a manifestação dos próprios sentimentos e emoções;
- Problemas com a comunicação, por meio de uso contínuo da linguagem e bloqueios para dialogar.
Qual médico procurar para o acompanhamento do autismo?

O médico que deve ser procurado para o acompanhamento do autismo é o psiquiatra infantil ou o neuropediatra. Normalmente, os casos de autismo são identificados na infância, e as primeiras suspeitas costumam aparecer na consulta de rotina com o pediatra ou na escola, por meio dos professores, que percebem traços diferentes no comportamento da criança.
Esses profissionais da área são responsáveis por facilitar o processo de inclusão da criança, auxiliando nas dificuldades causadas pelo transtorno.
Psiquiatra especializado em autismo infantil
O Dr. Maurício Gadbem é Psiquiatra especializado em autismo infantil. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento pelos telefones (35) 3231-1106, pelo WhatsApp (35) 98827-8459 ou clique aqui.