
Médico para tratar hiperatividade

O médico para tratar hiperatividade é o psiquiatra e o neurologista. Ambos estão preparados para avaliar, diagnosticar e tratar esse tipo de condição de modo a amenizar os sintomas, devolvendo a qualidade de vida ao paciente.
A hiperatividade, também conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) com hiperatividade, consiste em uma condição que afeta a capacidade de se concentrar em determinadas atividades.
Trata-se de um transtorno neurológico que provoca um excesso de energia que, além de dificultar a concentração, também faz com que o paciente apresente outros sintomas como impulsividade, desorganização e inquietude.
Apesar de ser mais comum em crianças, sendo diagnosticado na infância, também pode afetar pacientes adultos, causando problemas na vida pessoal e profissional.
Quais são os sintomas da hiperatividade?

Os sintomas da hiperatividade podem se manifestar de formas diferentes em cada paciente e, por essa razão, é fundamental observar bem os comportamentos e hábitos do paciente.
Entre os principais sinais, podemos destacar:
- Noite de sono agitada: o paciente com hiperatividade não dorme de forma tranquila e costuma se mexer de maneira excessiva, falando durante o sono e balançando algumas partes do corpo, como as pernas, por exemplo;
- Corpo com machucados e lesões: a pessoa hiperativa está sempre em movimento, mesmo quando realiza atividades tranquilas, como ver televisão. Por esse motivo, ela pode acabar caindo, tropeçando e se machucando. Em outras palavras está sempre com alguma ferida na pele;
- Impulsividade: ainda que seja mais comum nas crianças, os adultos também podem apresentar impulsividade como vontade incontrolável de fazer alguma coisa sem administrar os riscos;
- Mal desempenho escolar e profissional: este é um sintoma que também independe da faixa etária. em crianças a hiperativa pode causar baixos resultados na escola e em adultos, problemas no serviço;
- Desatenção: as pessoas com hiperatividade costumam perder o foco e se distrair facilmente;
- Agitação excessiva: uma pessoa hiperativa tende a ser bem agitada em qualquer ambiente.
Além desses sintomas, o hiperativo apresenta dificuldade em seguir instruções e indicações de passo-a-passo, como a montagem de um objetivo ou até mesmo a realização de uma receita culinária.
Como é feito o tratamento para a hiperatividade?

O tratamento para a hiperatividade é feito por meio da administração de medicamentos que tem como objetivo acalmar o paciente, aumentando o seu poder de foco e concentração.
Normalmente, é recomendado que o paciente realize um acompanhamento psicológico e no caso de crianças, o apoio familiar é fundamental para ajudar no controle da hiperatividade.
O médico que realiza esse tipo de tratamento é o neurologista ou psiquiatra e somente esses profissionais estão aptos para diagnosticar e avaliar cada caso.
Tratamento para hiperatividade
O Dr. Maurício Gadbem é o médico que oferece tratamento para hiperatividade. Psiquiatra e psicanalista, o profissional possui mais de 30 anos de experiência no diagnóstico e tratamento desta e de outras condições que afetam a saúde mental. Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone (35) 3231-1106, WhatsApp (35) 98827-8459, ou
clique aqui.