
Médico para alcoólatra

O médico para alcoólatra não se limita a apenas um profissional. Este tipo de problema pode ser tratado por psiquiatra, psicólogo, e grupos de apoio. O apoio da família também é fundamental para um tratamento mais eficiente.
Alcoolismo é uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, e consiste na dependência de um indivíduo ao álcool.
O uso excessivo e descontrolado de bebidas alcoólicas pode comprometer o organismo de forma séria e ainda levar a consequências irreversíveis.
O álcool encontrado nas bebidas é uma substância resultante da fermentação de diversos elementos naturais, como o álcool presente na aguardente, por exemplo, que é resultado da cana-de-açúcar e o da cerveja que vem diretamente da cevada.
Quando inseridos são absorvidos pelo intestino e por meio da corrente sanguínea suas moléculas são levadas ao cérebro. A longo prazo, prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é o responsável pela destruição das substâncias tóxicas que são produzidas ou ingeridas pelo corpo.
Quais são as características de um alcoólatra?

As características de um alcoólatra são bem conhecidas e facilmente identificadas, normalmente quando uma pessoa está em estado de embriaguez ela fica eufórica, emotiva e com diversas alterações em seu comportamento.
Além disso, em alguns casos, os sinais são ainda maiores que a intoxicação por álcool. O alcoólatra tendem a:
- Beber sozinho, fora dos momentos sociais;
- Continua a ingestão de álcool mesmo quando percebem que estão passando dos limites;
- Demonstra agressividade quando são confrontados;
- Possuem dificuldade em parar a bebida;
- Apresenta alucinações e paranóia;
- Tenta esconder as evidências do consumo da bebida.
Em determinados casos, o alcoólatra pode manifestar sinais preocupantes como insônia, tremores, falta de apetite e perda de memória.
Qual é o tratamento para a pessoa alcoólatra?

O tratamento para a pessoa alcoólatra é considerado multiprofissional, isto é, deve ser passado por diversos especialistas, dentre eles, médicos, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras.
É fundamental avaliar cada caso de forma isolada para só assim, indicar as intervenções necessárias e quais profissionais devem estar envolvidos.
Em casos mais leves, o alcoolismo pode ser tratado de forma mais simples, sem a necessidade de internação. Na maioria das vezes, é feito por meio da administração de medicamentos que impedem a abstinência e reduzem a compulsividade de beber.
Já nos casos de moderados a graves, geralmente é indicado uma instituição de internação para que a pessoa se livre do problema de forma mais precisa.
Na internação, há supervisão durante todo o tempo e os sintomas são monitorados pelos médicos diariamente. Os pacientes são medicados de acordo com a necessidade e isso reduz ao máximo a vontade de beber.
Qual é o médico que trata o alcoolismo?

O médico que trata o alcoolismo não é apenas um, ou seja, existem diversos profissionais. O psiquiatra irá solicitar exames e prescrever medicamentos que auxiliem no controle do problema.
O psicólogo vai trabalhar as questões emocionais que estão diretamente associadas ao alcoolismo.
Já outros tipos de ajuda também podem ser necessárias como os Alcoólicos Anônimos (AA) e o apoio familiar que auxilia diretamente no tratamento do paciente.
Profissional para tratar o alcoolismo
O Dr. Maurício Gadbem é o profissional para tratar o alcoolismo. O médico possui mais de 30 anos de experiência no diagnóstico e tratamento desta e de outras condições que afetam a saúde mental. Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone (35) 3231-1106, WhatsApp (35) 98827-8459, ou
clique aqui.